Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

24 de abril Páscoa



A PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS

O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida). Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas. Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria. Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.


OVOS DE PÁSCOA


De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças. Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida. Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados. Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas. Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos. A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma. A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.


COELHO


O coelho é um mamífero roedor que passa boa parte do tempo comendo. Ele tem pêlo bem fofinho e se alimenta de cenouras e vegetais. O coelho precisa mastigar bem os alimentos, para evitar que seus dentes cresçam sem parar. Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.


CORDEIRO


O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo. Moisés, escolhido por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraós, comemorou a passagem para a liberdade, imolando um cordeiro. Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida". É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.


CÍRIO PASCAL


É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos". Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego"alfa" e "ômega", que quer dizer: Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal. O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.


GIRASSOL


O girassol é uma flor de cor amarela, formada por mu

itas pétalas, de tamanho geralmente grande. Tem esse nome porque está sempre voltado para o sol. O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astrorei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.


PÃO E VINHO


O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós. Jesus já sabia que seria perseguido, preso e pregado numa cruz. Então, combinou com dois de seus amigos (discípulos), para prepararem a festa da páscoa num lugar seguro. Quando tudo estava pronto, Jesus e os outros discípulos chegaram para juntos celebrarem a ceia da páscoa. Esta foi a Última Ceia de Jesus. A instituição da Eucaristia foi feita por Jesus na Última Ceia, quando ofereceu o pão e o vinho aos seus discípulos dizendo: "Tomai e comei, este é o meu corpo... Este é o meu sangue...". O Senhor "instituiu o sacrifício eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue para perpetuar assim o Sacrifício da Cruz ao longo dos séculos, até que volte, confiando deste modo à sua amada Esposa, a Igreja, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal, em que se come Cristo, em que a alma se cumula de graça e nos é dado um penhor da glória futura". A páscoa judaica lembra a passagem dos judeus pelo mar vermelho, em busca da liberdade.

Hoje, comemoramos a páscoa lembrando a jornada de Jesus: vida, morte e ressurreição.


COLOMBA PASCAL


O bolo em forma de "pomba da paz" significa a vinda do Espírito Santo. Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado.


SINO

Muitas igrejas possuem sinos que ficam suspensos em torres e tocam para anunciar as celebrações. O sino é um símbolo da páscoa. No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de cristo.


QUARESMA


Os 40 dias que precedem a Semana Santa são dedicados à preparação para a celebração. Na tradição judaica, havia 40 dias de resguardo do corpo em relação aos excessos, para rememorar os 40 anos passados no deserto.


ÓLEOS SANTOS


Na antiguidade os lutadores e guerreiros se untavam com óleos, pois acreditavam que essas substâncias lhes davam forças. Para nós cristãos, os óleos simbolizam o Espírito Santo, aquele que nos dá força e energia para vivermos o evangelho de Jesus Cristo.

segunda-feira, 28 de março de 2011

19 de Abril dia do Exército Brasileiro

No dia 19 de abril comemora-se o dia do exército brasileiro. A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1948. Os indivíduos que treinam e lutam para defender os espaços e direitos de um país são os integrantes dessa corporação.

19 de Abril dia do Índio

O dia do índio foi criado pelo presidente Getúlio Vargas em 1943.

8 de Abril dia mundial do combate ao cancêr



O dia mundial da saúde foi criado em 1948, pela organização mundial da saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Os alunos aprenderam direitinho!!!

Os cuidados contra dengue:
Para evitar que a dengue se reproduza não pode deixar acumular água em calhas, deixar as garrafas de boca para baixo, tem que substituir a água dos vasos de plantas por areia.
Tirar água de pneus velhos e colocá-los em um lugar seco para que não acumulem água, tampar bem as caixas d água para não deixar água parada.
Deixar o quintal limpo e eliminar as poças d água.

Os sintomas são:
Dor de cabeça, principalmente atrás dos olhos, febre alta, dores nas costas e nas juntas, as vezes sangramentos no nariz e na gengiva, manchas vermelhas no corpo. Em caso de suspeita de dengue não se auto medicar, só tomar remédios com autorização médica.
Em suspeita de dengue procurar um posto mais próximo de sua casa.

Alunos: Ronald Gabriel Silva e Júlia Elisa Lino da Costa.
5º ano “A”
Dengue mata!
vamos saber os cuidados para combater a dengue?

* Não deixar garrafas de cabeça para cima
* Guardar pneus em local fechados para não acumular água
* Não deixar àgua parada em nenhum recipiente
* Não jogar lixos nas ruas
Quando alguém de sua casa estiver com dengue não deixe
essa pessoa tomar nenhum tipo de remédio a não ser que
o medico tenha receitado.

Os sintomas da dengue são:
* Febre acima de 38º
* Dor de cabeça
* Dor no corpo e nas juntas
* Dor atrás dos olhos
* Manchas vermelhas
pelo corpo
* E no caso de dengue hemorrágica apessoa pode ter sangramentos no nariz e na gengiva
Dengue mata! Faça sua parte!
Alunas: Leticia Ramos e Vitória Rodrigues
5º ano: “A”

PARA COMBATER A DENGUE VOCÊ NÃO PODE:
DEIXAR ÁGUA PARADA
JOGAR LIXO NAS RUAS
FICAR SEM COLOCAR AREIA NOS VASOS DE PLANTAS
FICAR SEM LAVAR AS VASILIAS DOS CACHORROS
DEIXAR GARRAFAS DE BOCA PARA CIMA
DEIXAR ACUMULAR ÁGUA NOS PNEUS
DEIXAR A CAIXA DA ÁGUA SEM TAMPA.
OS SINTOMAS DA DENGUE SÃO:
DOR DE CABEÇA , DOR NAS COSTAS
DOR ÁTRAS DOS OLHOS, FEBRE ALTA, DOR NO CORPO, MANCHAS VERMELHAS PELO CORPO!
DENGUE MATA!!!
Alunas:Maria Eduarda e Cristielen 5º ano “A”




Para combater a dengue, você e a água não podem ficar parados!
O que é dengue?
A dengue é uma doença grave que pode matar. Ela é transmitida pela picada do mosquito AEDES AEGYPTI, também infectado, que se reproduz principalmente nas cidades em criadouros artificiais.
Sintomas da dengue
Os sintomas mais comuns são febre alta com dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas juntas. Porém há uma forma mais grave da doença: a dengue hemorrágica. Os sintomas nesse caso são dores abdominais fortes, vômitos, sangramentos pelo nariz, boca e gengiva. Em todos os casos procure imediatamente uma unidade de saúde.
O que podemos fazer para combater
  • Tampar caixas d'água;
  • Limpar sempre a laje e calhas;
  • jogar fora todos os utensílios que possam acumular água, como potes, embalagens usadas, latas, copos ou garrafas vazias;
  • Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre fechada.

Como o mosquito se reproduz

O mosquito da dengue se reproduz onde há água parada, nos chamados criadouros. São uma infinidade de utensílios que esquecidos a céu aberto, são o ambiente propício para o mosquito fêmea colocar os seus ovos. Em apenas uma semana esses ovos se tornarão adultos e estarão prontos para picar e transmitir a doença.

Não vamos dar chance para o mosquito da dengue!!!


Onde não tem mosquito não tem dengue.
faça sua parte.
dê mais valor à vida!



A escola setor fumal está unida contra a dengue!
































sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Parabéns para esses profissionais!

07 de Fevereiro dia do gráfico
O dia 07 de fevereiro foi a data escolhida para homenagear o gráfico em razão de uma greve realizada por esses profissionais no ano de 1923, em São Paulo, onde reivindicavam condições de trabalho e salários mais justos. O movimento obtve sucesso e marcou a base sindical do país, tendo sido liderado por João da Costa Pimenta.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Oi... Tia Nathy está de volta!


Queridos alunos 2011 chegou e as aulas já estão de volta, a equipe da Escola Setor Fumal sentiu muita saudade de todos vocês que são a alegria da nossa escola.